Conteúdo Principal

Picada Café e Nova Petrópolis cobram agilidade do DNIT nas obras da BR-116

16/01/2025
Gabinete do Prefeito

Picada Café e Nova Petrópolis cobram agilidade do DNIT nas obras da BR-116


Resumo: Deputado Élton Weber acompanhou comitivas dos dois municípios em audiência


                 Desde junho de 2023 Nova Petrópolis vive o dilema de não ter o acesso a Caxias do Sul via BR-116 à disposição integralmente. As quedas de barreira e os deslizamentos seguem impactando até hoje. O fluxo é realizado em meia-pista, com intervalos de 25 minutos. Já para Picada Café o trecho que está em meia-pista possui intervalos de 10 minutos. Em ambas as regiões há obras em andamento para restabelecer o fluxo normal. E quando teremos essa normalidade de volta? Para responder essa pergunta uma comitiva de Nova Petrópolis e Picada Café esteve na tarde dessa quinta-feira, 16, em Porto Alegre, na superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O encontro foi com o diretor Hiratan Pinheiro da Silva. As autoridades salientaram que entendem  e agradecem o trabalho que o DNIT está fazendo, mas acreditam que é necessária uma maior cerelidade nas obras já que a região sofre consequências econômicas financeiras e sociais relevantes há praticamente dois anos.

             Do diretor duas informações. A primeira: tanto em Picada Café como em Nova Petrópolis serão concluídas em janeiro uma etapa em cada. Com isso, as sinaleiras serão deslocadas e o tempo de espera será reduzido. A segunda: em fevereiro o órgão fará um cronograma definitivo das obras em todo estado, de quando cada uma será concluída. A estimativa é de que em 2025 os sistemas pare e siga sejam eliminados em todas as rodovias federais do RS e que em 2026 todas as obras estejam concluídas. O diretor mostrou especial preocupação com o trecho para Caxias do Sul no qual foi feita uma contenção em 2016 e agora voltou a ter uma movimentação. Esse local tem um monitoramento quase que diário e sofrerá uma intervenção para que evitar o desmoronamento da pista. O deputado estadual Élton Weber esteve presente e destacou que tanto Nova Petrópolis como Picada Café têm gestões parceiras para resolver as demandas existentes.

               Nova Petrópolis esteve representada pelo prefeito Daniel Michaelsen, vice-prefeito Alexandre da Silva, secretário de Planejamento Cláudio Ricardo Boff e vereador João Batista. O prefeito Daniel Rückert representou Picada Café. Estiveram presentes também representantes do CDL e da ACINP. Daniel José Hillebrand representou o setor de turismo, ele que é presidente do Contur Hortênsias.

               Fotos Marco Dieter/Assessoria de Comunicação Picada Café

 


Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA