Conteúdo Principal

CETANP ofereceu curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína

17/06/2022
Agricultura e Meio Ambiente

CETANP ofereceu curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína


Resumo: Parcerias viabilizam a existência do CETANP - Centro de Treinamentos de Agricultores.


Doze cursistas de vários lugares do Estado e um do Rio de Janeiro formaram a turma 208 e participaram, de 6 a 10 de junho, de curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína no CETANP - Centro de Treinamentos de Agricultores, localizado na Linha Brasil, em Nova Petrópolis.

A extensionista rural social da Emater e instrutora no curso de embutidos, Elisete Benke, diz que os cursistas tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o Processamento Artesanal de Carne Suína. “Além de testar receitas, puderam qualificar conhecimentos sobre a composição da carne suína, doenças causadas pelos alimentos, uso de aditivos e condimentos, métodos de conservação (maturação, defumação, resfriamento, cozimento e fermentação), práticas agropecuárias e noções e informações sobre o Programa de Agroindústria Familiar”, acrescenta.

Elisete destaca que oportunizar essa qualificação aos agricultores e demais interessados na fabricação de derivados de carne no Centro de Treinamento faz com que sejam diversificadas as atividades nas propriedades rurais, o que garante a qualidade da alimentação da família, bem como uma renda a mais com a implantação de agroindústria familiar, que se difere, especialmente, pela produção artesanal e a boa qualidade dos produtos processados.

No encerramento do curso, a coordenadora do Centro de Treinamento, Ana Gottschalk, agradeceu e enalteceu as parcerias que colaboram para a existência e atuação da entidade nestes anos todos, destacando o apoio das Prefeituras de Picada Café e Nova Petrópolis, Associação Educacional Linha Brasil e Escola Técnica Bom Pastor, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e também a parceria com a Cooperativa Sicredi, que subsidia até 90% dos valores do curso aos seus cooperados que fizerem a qualificação.

Vale registrar a participação dos secretários municipais de Picada Café Claus Altevogt (Administração e Fazenda) e Rubia Leindecker (Saúde e Assistência Social) no encerramento e degustação dos produtos processados durante o curso.

Com 27 anos de atuação e vinculado à EMATER -RS/ASCAR, conveniada com a SEAPDR, o CETANP visa capacitar agricultores familiares e empreendedores rurais em diversas áreas.

Mais informações sobre o funcionamento do CETANP e os cursos realizados podem ser obtidas pelo fone (54) 99637-7406 ou através dos Escritórios Municipais da Emater.


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA