Resumo: Eles foram chamados à escola pela excelente colocação no IDEB 2017
Eles se formaram em final de 2017 no ensino fundamental da Escola Municipal Santa Joana Francisca. Ano em que também fizeram a prova de capacidade de aprendizagem que é a referência para estabelecer o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). E a nota, 6,8, foi a terceira melhor do estado nas séries finais do ensino fundamental. Isso rendeu à escola o Troféu Leonel de Moura Brizola que foi recebido pela diretora Rosmary Fritzen, pela coordenadora pedagógica Liria Maria Führ Pasini, pelo secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, e prefeito Daniel Rückert em Porto Alegre no dia 16.
Na sexta-feira, 18, a escola chamou os alunos de volta. Não para estudar, mas para receberem o obrigado da comunidade escolar pelo seu empenho. Treze dos 18 puderam estar presentes. A própria diretora Rosmary foi quem fez as honras da casa ressaltando o orgulho que a Santa Joana Francisca tem de seus estudantes. “Esses alunos mostraram que podemos ir além e fazer a diferença.” Para o professor Marcelo Marin o sonhar é que faz o mundo dar suas guinadas. “As grandes obras e projetos do mundo foram sonhados por alguém e vocês, alunos, com essa base que tiveram no ensino fundamental podem ser o que quiserem.” O diretor-presidente da Coopershoes, Altamir Breda, falando em nome da comunidade, disse que esses alunos deram exemplo para todos os demais pela força de vontade e dedicação. Os professores Terezinha Helmann Rotta e Cristina Kolb Seibt falaram com carinho aos seus ex-alunos e lembraram que as exigências nos estudos sempre foram como um investimento naqueles que tinham muita capacidade. De presente da escola os estudantes receberam um pote com terra e sementes, simbolizando que tudo aquilo que se planta e cuida-se com carinho e amor dá frutos.
E para marcar a manhã os convidados de honra foram chamados ao refeitório para um café. Rosquinhas, mel e nata e café preto, preparado com muito carinho pelas merendeiras Claudete Braun e Dolores Wolfram. “Tenho saudade deles. Eram sempre muito educados e gentis conosco”, disse Claudete. Falando em nome da turma, as alunas Êmilen, Évelyn e Kétlin agradeceram a escola pela lembrança, enaltecendo o trabalho dos professores, direção e supervisão para que tivessem tal nível de excelência nos estudos.
A turma do 9º ano de 2017
1 – Adriane Mombach
2 – Ana Paula Schumacher
3 – Bruna Letícia Klein
4 – César Henrique Kunst
5 – Êmilen Natacha Steinborn
6 – Eric Kandler
7 – Evelyn Lenz Wickert
8 – Guilherme Zilles
9 – Jamili Tainara Groth
10 – Jonatan Wiest
11 – José Adolfo Braun
12 – Kétlin Tamara Backes
13 – Klaus Adams
14 – Leonardo Krause
15 – Luiz Ricardo Carneiro da Fontoura
16 – Roberta Schaab
17 – Tainara Fernanda Vicensi Rodrigues
18 – Yuri Moraes Braz
O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.
VER NOTÍCIAA ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...
VER NOTÍCIANo futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.
VER NOTÍCIAOs tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...
VER NOTÍCIAA prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.
VER NOTÍCIACom as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.
VER NOTÍCIA