Conteúdo Principal

Experimentando sentimentos nobres

03/09/2019
Educação e Cultura

Experimentando sentimentos nobres


Resumo: Alunos da Escola Municipal Amiguinho fizeram uma visita ao Residencial Geriátrico dos Lírios no dia 26. Ali puderam interagir com os “moradores” do espaço, com troca de energia boa em abraços e beijos.


 

                Alunos da Escola Municipal Amiguinho fizeram uma visita ao Residencial Geriátrico dos Lírios no dia 26. Ali puderam interagir com os “moradores” do espaço, com troca de energia boa em abraços e beijos. Essa visita faz parte do projeto voltado aos sentimentos e emoções das crianças da turma de três anos. As professoras Carina Heckler Weimer, Taís Fernanda Graeff e Rafaela Nobles Machado coordenam essa atividade.

No texto abaixo estão os motivos e as justificativas do projeto desenvolvido pelas professoras.

“Os sentimentos têm uma importância vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano, iniciando na infância e nos acompanhando ao longo da vida. Desta maneira, a criança vai experimentando sentimentos relativos às pessoas com quem se relaciona e às situações em que se encontra mais ou menos integrada, que poderão marcá-la profundamente.

No seu desenvolvimento emocional, as crianças adquirem consciência dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos das outras pessoas. Um dos aspectos mais importantes passa pelo controle dos sentimentos negativos, pois as crianças aprendem a controlar estas emoções pela observação e imitação do comportamento e das atitudes dos outros.

Percebemos durante o primeiro trimestre, que a turma está tendo dificuldades em identificar e “administrar” suas emoções, causando alguns conflitos desnecessários. Desta forma, consideramos importante desenvolver um projeto voltado aos sentimentos e emoções das crianças.

Com este projeto pretendemos fazer com que as crianças aprendam um pouquinho mais sobre os sentimentos que nos cercam; quais os sentimentos são bons, altruístas e que devemos cultivar e, quais são os sentimentos negativos, que também sentimos em determinadas situações, mas que devemos aprender a identificar e “elaborar” para termos uma vida melhor, mais leve, mais saudável e mais feliz.

Esse tema vai ao encontro dos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, em especial ao campo “O eu, o outro e o nós” além dos direitos de aprendizagem assegurados pelo documento, principalmente no que se refere ao conviver e ao conhecer-se.”


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA